Um dos eventos mais aguardados do ano finalmente aconteceu! A oitava e derradeira temporada de Game of Thrones fez sua estreia com sinal aberto na HBO. Após quase dois anos de espera, a série que possui o maior orçamento da história, retornou às telinhas e já deu o que falar.

São raras as fantasias que conseguem cativar o espectador de tal forma, ao ponto de criar uma alta expectativa e audiência mesmo depois de um longo período em hiato. Entretanto, o universo desenvolvido na literatura por George R.R. Martin é extremamente vasto e atrativo, sendo capaz de agradar os mais diversos públicos, o que contribui para o sucesso da produção adjacente. Ainda assim, os livros não tiveram sua trama concluída, o que dificulta a adaptação feita pelos showrunners(criadores e produtores da série de TV) David Benioff e D.B. Weiss e provoca críticas e questionamentos.

Desta forma, o conteúdo apresentado por eles na televisão pode ser diferente do que veremos na saga literária de Martin, que comentou sobre o assunto, numa entrevista ao Collider:

Eu não acho que o final de Dan e Dave [os showrunners] será diferente do meu final, porque nós conversamos sobre isso, mas nós temos alguns personagens secundários que são diferentes. Haverá algum debate por parte de algumas pessoas, com certeza. Haverá alguns que vão dizer que o final de Dan e Dave é melhor por mudar certos detalhes, e outros que vão falar que o meu final é melhor. Será uma luta na internet.”

O comentário abaixo contém spoilers do primeiro episódio da oitava temporada.

A nova temporada já se inicia concretizando pedidos e desejos de muitos fãs, como o relacionamento entre Daenerys Targaryen e Jon Snow, que já havia sido proposto no final da temporada anterior, mas que adquiriu uma maior profundidade, parecendo mais uma estratégia com o objetivo de facilitar o roteiro e agradar ao público do que qualquer outra coisa. Entretanto, tal romance foi responsável por algumas subtramas que devem ser aproveitadas nos episódios seguintes.

Uma destas tramas seria a desconfiança de Sansa acerca de Daenerys Targaryan. A novíssima Lady Stark de Winterfell não apoia a decisão de seu irmão(ou primo) quanto a ceder seu título de: “Rei do Norte” e jurar lealdade à mãe dos dragões, o que produziu uma disputa de orgulho entre as duas(Sansa e Daenerys), que pode gerar consequências ruins no futuro. Ademais, Arya confia totalmente em sua irmã e uma vez que Jon está apaixonado pela Targaryen, pode ser que a casa Stark acabe por se voltar contra o: “Lobo Branco”.

O retorno de Game of Thrones foi marcado por reencontros, algo que também era muito esperado pelos fãs. Jon e Arya, que já não se viam desde que o até então bastardo havia partido para a Muralha; se reencontraram em Winterfell, mas os dois agora já não mais se conhecem, pelo tanto que mudaram e amadureceram com o decorrer dos anos. Cersei e Euron Greyjoy se manipulam simultaneamente, uma vez que a rainha consegue através dele aumentar suas tropas e se fortalecer politicamente, ao passo que Greyjoy busca saciar seus desejos físicos e sexuais sem se importar com as consequências, já que a rainha não costuma deixar um ponto sem nó e pode muito bem se livrar do senhor das ilhas de ferro quanto este deixar de ser útil.

Tyrion Lannister e Sansa Stark também voltaram a se ver e tiveram um diálogo importante, no qual Sansa o questiona acerca da lealdade de Cersei, o que o deixa pensativo e pode ser desenvolvido nos próximos episódios, como uma possível saga paralela, podendo valorizar o personagem favorito de Martin e de tantos fãs.

Sam e Jon também voltaram a se ver, sendo que o grande amigo de Snow foi o responsável por lhe contar sobre sua verdadeira origem e família. Jon é na verdade Aegon Targaryen, o legítimo herdeiro do trono de ferro, que havia sido concebido durante a rebelião de Robert e fora protegido por Ned Stark a pedido de Lyanna Stark, mãe de Jon.

Ademais, outro ponto importante apresentado foi a afinidade entre Jon e os dragões, que já havia sido proposto de forma sutil na sétima temporada, uma vez que este também foi capaz de montar um, juntamente com Daenerys. Tal fato pode servir como uma confirmação futura de sua linhagem Targaryen, que deverá produzir conflitos entre os dois, uma vez que a mãe dos dragões perderia o direito ao trono para Jon.

Os exércitos de imaculados, dothrakis, nortenhos e os dois dragões se preparam para a grande batalha contra os mortos, que caminham rumando em direção à Winterfell. Daenerys e Jon contam com a ajuda de Cersei, que não irá ao norte, mas se fortalecerá com a companhia dourada, que conseguiu por intermédio de Euron Greyjoy, o que enfraquece o exército dos vivos nesta batalha contra o Rei da Noite.

O episódio se conclui com um reencontro de dois personagens que teceram grande parte dos acontecimentos no início da narrativa da série e que já não se viam desde o primeiro episódio: Jaime Lannister e Bran Stark, o agora corvo de três olhos. Sir Jaime, um dos personagens mais esféricos de toda a trama, parecia sentir remorso e culpa, por tentar assassiná-lo ainda no primeiro episódio da série. Veremos o que acontecerá a seguir, já que o Lannister possui ainda um conflito com Daenerys, por ser o responsável pelo assassinato de seu pai: Aerys, o rei louco.

E agora? Quem vai sobreviver? Confira abaixo o teaser do segundo episódio:

O Que Game of Thrones nos Ensinou?
O inverno está chegando! | Aquecimento para GOT

Separamos um cupom de desconto de 10% para você comprar produtos da sua série preferida na nossa lojinha 👉 www.popmegastore.com.br . É só digitar clubepop10 no carrinho para garantir o seu desconto.

produtos got

Gabriel Rosa

Que foi? O gato comeu sua língua?