A música, a moda, os filmes… A nostalgia oitentista volta com tudo para as nossas vidas.

Molly Ringwald era ícone das garotas adolescentes enquanto o personagem John Bender era a personificação do bad boy cool. Ferris Bueller mataria aula de maneira épica e Tom Cruise nos faria deslizar de meias pela casa pro resto de nossas vidas. Marty McFly voltava ao passado em um Delorean e o ET voltava para casa. Lea declarava seu amor a Han Solo enquanto Darth Vader revelava ser pai de Luke, em uma galáxia muito, muito distante.

Já deu para adivinhar do que estamos falando, não?

Os saudosos anos 1980 não serão facilmente esquecidos. Pelo menos, não se depender de Hollywood. Ultimamente, a nostalgia tem pegado forte nas telas. E já que a Baby saiu do canto, nós também vamos nos levantar e nos embalar no ritmo quente dessa década!

Nobody puts baby in a corner

Don’t you forget about me

Inegavelmente, os filmes de John Hughes definiram essa geração. Longas como Curtindo a Vida Adoidado, Gatinhas e Gatões, A Garota de Rosa Shocking e O Clube dos Cinco mostravam os típicos clichês e estereótipos do colegial como “pessoas comuns”, como eu e você, com inseguranças, medos e incertezas. De uma forma delicada e quase inocente, tratava de amor, amizade, família e o quanto os jovens estavam tentando se descobrir. Não por acaso, ainda serve de inspiração para muitas produções atuais.

Clube dos cinco cena
Ainda hoje, a tarde de detenção que obrigou o improvável grupo do Clube dos Cinco a desenvolver amizade é tido como referência de diálogos adolescentes.

Existem várias séries e filmes que hoje trazem a vibe dos anos 80 para suas tramas, como Stranger Things, da Netflix, que terá sua terceira temporada disponível em julho. Além de nos apresentar a um dos melhores elencos mirins dos últimos tempos, a série faz diversas referências ao que aquela década nos deu de melhor no entretenimento. Inspirações de Dungeons & Dragons, Exterminador do Futuro, Garotos Perdidos, Alien, dentre outras preciosidades escorrem pela tela. E seja pelo figurino, direção de arte, trilha sonora ou até mesmo o roteiro, Stranger Things nos traz notas das turmas de amigos como Goonies e Conta Comigo – aliás, a trama tem uma boa pegada de Stephen King.

Eleven Stranger Things
Stranger Things traz referências de tudo que os anos 80 tinha de melhor.

Trailer de Stranger Things terceira temporada.

A Saga da Cueca: Da ceroula à estampa de herói

Inspire-se na moda College

E falando no mestre do terror, o remake de It: A Coisa é outro exemplo a ser citado. Trazendo os acontecimentos duas décadas para frente da obra literária na qual se baseia, a nova versão do filme também ambienta-se nos anos 80. Lembrando que a sequência estreia em setembro, e trará o Clube dos Otários 27 anos depois do seu terrível encontro com Pennywise.

Remake IT
O Clube dos Otários no poço de Pennywise.

Wet Hot American Summer, Glow e Red Oak são outros títulos que trazem o saudosismo oitentista como pano de fundo para seus episódios.

A brain, an athlete, a basket case, a princess and a criminal

Quando falamos da moda dos anos 80, imediatamente pensamos em muitas cores vibrantes, polainas, cintura alta, ombreiras, roupas de ginástica (let’s get physical), blusas cropped e makes chamativas. Mas assim como (quase) tudo, a moda é cíclica, e estamos novamente repaginando as peças do guarda roupa dos nossos pais, com sobreposições e modelagem oversized voltando com tudo.

Naquela década saíamos da cultura hippie para a chegada dos yuppies (Young Urban Professional – se tiver dificuldade em visualizar os jovens workaholics, é só lembrar de Patrick Bateman, interpretado por Christian Bale em Psicopata Americano) e estávamos a um passo do grunge. Então pode-se dizer que tem opção para todos os gostos, satisfazendo dos rebeldes às princesas. Qual você escolhe?

Sincerely yours, The Breakfast Club.

Clube dos cinco GIF

P.S.: Confira na Pop Mega Store nossa linha de produtos de Stranger Things e se jogue na pegada oitentista!

Separamos um cupom de desconto de 10% para você comprar produtos da sua série preferida na nossa lojinha 👉 www.popmegastore.com.br . É só digitar clubepop10 no carrinho para garantir o seu desconto.

Roupas Stanger Things

Carol Bonamigo
Jornalista, pós-graduada em Cinema, viciada em cultura pop e dependente de um app pra organizar todas as séries que assiste.