Doramas é a nominação dada aos dramas televisivos asiáticos. Todas as principais redes de televisão desses países produzem uma variedade de séries dramáticas, incluindo romance, comédia, histórias de detetive, horror, histórica dentre outros. Para ocasiões especiais, também pode haver um drama de um ou dois episódios com um tema específico.

Essa espécie de entretenimento difere muito das novelas que temos aqui no ocidente que costumam ser longos e com vários núcleos trabalhados. Normalmente os doramas asiáticos são mais curtos podendo ter ate 24 episódios e normalmente duram de 3 a 5 meses. Normalmente elas seguem uma cronologia específica de acordo com as quatro estações do ano que são: inverno (janeiro-março), primavera (abril-junho), verão (julho-setembro) e outono (outubro-dezembro), as estações meio que ditam o clima da historia.

Atualmente quatro países produzem e exportam seus dramas: Coreia (Kdrama), Tailândia (ThaiDrama ou Lakorn), taiwanês (TW-Drama), Japão (J-Drama) e em menor escala a china (C-Dramas)

É muito comum ver os idols de cada país, atuarem em doramas. Muitos são treinados tanto como cantor como ator.

Você conhece: K-POP

Series desconhecidas: por que assistir a One Day At a Time

CATEGORIAS:

Ação: é comum o enredo ser voltado a temas policiais, espionagem ou algo com neste sentido, com lutas coreografadas e sequencias de tiros.

Comédia: Algo bem popular entre doramas. Sequencias acidentes/ quedas que normalmente acharemos engraçados, piadas, um humor pastelão.

Épico: são dramas históricos, podendo ou não se basear nas historia reais. Esse tipo é muito popular nos países asiáticos, aqui no ocidente causa um pouco de confusão por não termos tanta vivencia com historia do local.

Escolar: pode ser categorizado em amizade, romance ou comédia. Geralmente possuem histórias, que se desenvolvem em escolas ou faculdades. Tem uma temática bem juvenil, é comum atores muitos jovens participar, Idols principalmente.

Trabalho: Ao contrario do escolar, normalmente são acompanhados do tema amizade ou romance, abordam questões de comportamento e relacionamento com os colegas/chefe no ambiente de trabalho.

Familiar: são dramas que como já especifica o nome abordam assuntos familiares é a novelona da Ásia!

Romance: provavelmente a categoria mais conhecida dos doramas, Trata-se justamente a narrativa mais romântica, sendo um pouco meloso, apesar de poder haver um draminha no decorrer da historia.

Terror/Fantasia: Normalmente estes doramas, envolve algo com o sobrenatural. Vampiros, superpoderes, lendas da Ásia.

Coreia (Kdrama)

KDrama
Strong Woman Do Bong Soon, Tem na Netflix

Um dos mais populares nesse ramo, os dramas coreanos teve seu inicio nos anos 60, de uma forma bem regional com o mesmo formato atual com um número total de capítulos que variam em média de 12 a 24 episódios. Sua popularidade ao redor do mundo se deu em parte devido a propagação da chamada onda coreana, mas, sobretudo com provedoras de serviços de transmissão de séries e filmes, oferecendo legendas dos dramas coreanos em diversos idiomas.

Japão (J-Drama)

JDrama
From Five To Nine

Doramas japoneses são conhecidos pelas suas atuações exageradas e seus extremismos, ou seja, caso o dorama seja uma comédia chorar de rir, e for dramático é bem provável que você seque de tanto chorar.

Tailândia (ThaiDrama ou Lakorn)

ThaiDrama

Os doramas Tailandeses são considerados por muitos fãs os dramas mais diversos. É comum encontrar Lakorn casais LGBTS algo que é um pouco incomum na Ásia. Porem também são conhecidos por ser extremamente clichês é bem possível que sua glicose suba de tanta doçura e fofura.

Taiwanês (TW-Drama)

twdrama

É considerado o por muito mais normal em se tratando de demonstração de afeto, não vemos isso em doramas japoneses ou coreanos, demonstrações de afeto se resume a um olhar ou a um abraço, tem romances que nem terminam sem um único beijo. Nos dramas Taiwanês há muito mais beijos  e também não há tanto a inserção da cultura local.

China (C-Dramas)

cdrama
The Legend of Chusen (A Lenda de Chusen)

Nos dramas chineses são muito comuns a historias fantasia mergulhados em cultura, não que outras temáticas não existam, porem de todos da Ásia, a china sãos que mais dominam a temática épica/fantasia.

Dorama netflix

Atualmente o catalogo na Netflix este recheado de Doramas de todas as nacionalidades, mas grandes partes dos acervos estão nos fansites que disponibilizam downloads legendados pelos próprios fãs. Fansites como o Mahal Fansubs, Subarashiis, Kingdom são ótimos sites que trazem doramas legendados em português.

Separamos um cupom de desconto de 10% para você comprar produtos da sua série preferida na nossa lojinha 👉 www.popmegastore.com.br . É só digitar clubepop10 no carrinho para garantir o seu desconto.

Yasmin Ribeiro
Jornalista em formação, Nerd por natureza, amante de filmes e series, buscando meu lugar ao sol.